Quem sou?

Image and video hosting by TinyPic

instagram: @uedariane

Google+ Followers

Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Olá pessoal!
Tudo bem com vocês?
Faz muito tempo que não atualizo o blog, né? Peço milhões de desculpas, estava em véspera de prova e estava super concentrada... Em breve contarei como são realizadas as provas para se tornar nailist, aguardem!



Vocês sabiam que mês de outubro, é realizado o outubro rosa, uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama?
O outubro rosa é uma campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o câncer de mama que visa aumentar a informação e conscientização da doença, arrecadar fundos para pesquisa, prevenção e cura. Esta campanha oferece também informação e apoio para aqueles afetados pelo câncer de mama.
Inspiradas nessa campanha, minhas queridas amigas Andréa e Geisa desenvolveram o projeto #pinkme! Fiquei muito feliz com o convite e é claro que abracei a causa!

Preparei um texto para ajudar na conscientização, espero que vocês gostem!

 
 
Câncer de mama:
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e é mais comum em nós mulheres. Somente neste ano de 2012, é previsto cerca de 52.680 casos em todo o Brasil.
A doença vem aumentando nos últimos anos e algumas razões tentam explicar isso: hoje as mulheres engravidam mais tarde e amamentam menos. Além disso, tendem a ter maior índice de obesidade, ingerem mais bebida alcoólica e consomem mais alimentos industrializados.
Além disso, existem os fatores de risco para o câncer de mama, que estão ligados a aspectos hormonais, genéticos e idade.
Especialistas alertam que quando mais cedo o diagnóstico for feito, maiores são as chances de cura.
Se detectado na fase inicial, as chances de cura são de 90% a 94%. Nos estágios mais avançados da doença, as chances caem para 40% a 50%. A cura, entretanto, está intimamente ligada à autoestima da paciente. A alta para quem é diagnosticado com câncer de mama varia, em média, são necessários de cinco a dez anos para a paciente receber alta.

Quais são os sintomas?
  • Alterações na pele que recobre a mama (inclusive o mamilo) ou aspecto semelhante à casca de laranja;
  • Secreção no mamilo;
  • Nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária;
  • Nódulos palpáveis na axila.
Prevenção:
  • Evitar a obesidade através de uma dieta balanceada e prática de exercícios. O excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença;
  • A ingestão de alcóol mesmo em quantidades moderadas, é contra-indicada;
  • O auto-exame, lembrando que ele não substitui o exame realizado por um profissional de saúde.
 
Câncer de mama no homem:
Para cada 100 casos em mulheres, existe 1 em homens. Embora seja bem mais raro entre o sexo masculino, a doença é um risco para pacientes menos preocupados com a qualidade de vida e histórico familiar. O maior motivo de detecção da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância da realização dos exames de rotina. A demora no diagnóstico também dificulta o tratamento do câncer de mama em homens.
O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola, (bico do peito), onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame mensal das mamas, o exame clínico (a partir dos 40 anos) e a mamografia (em caso de suspeita).


Fonte:
AMUCC - Associação Brasileira dos Portadores de Câncer
INCA - Instituto Nacional de Câncer
Bem de saúde
R7 notícias